Pages Navigation Menu

il contenitore dell'informazione e della controinformazione

Avião de combate aos fogos cai em Pedrógão Grande

O JN acompanha ao minuto toda a informação sobre os incêndios em Portugal.

  Defesa já alocou 50% dos meios previstos para o combate até hoje

O ministro da Defesa Nacional José Azeredo Lopes disse que as forças armadas já alocaram meios que implicam 50% do previsto até ao dia 20 de junho no contributo ao combate dos fogos florestais.

Segundo os meios que as forças armadas já disponibilizaram para o teatro de operações estão 12 pelotões do exército, 237 operacionais da marinha, dos quais 178 fuzileiros, cinco equipas de engenharia do exército, um avião P3 Orion que está no terreno desde o dia 18 de junho e um helicóptero Alouette III.

  Avião Canadair que caiu será português

NOTÍCIA EM ATUALIZAÇÃO AQUI.

  Um dos maiores fogos queimou 41 mil hectares em 2003

Um dos incêndios que queimou maior área, nos últimos anos, em Portugal, ocorreu em 2003, e começou em Nisa, no distrito de Portalegre, afetando mais de 41 mil hectares.

Com base nos relatórios disponibilizados no sítio do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, alguns deles provisórios, aquele incêndio teve como causa “incendiarismo”, resultou de um ato voluntário, ou seja, foi fogo posto.

  Fotografias a partir de “Canadair”

O avião que caiu esta terça-feira é semelhante ao que ontem fotografou a zona de Pedrógão Grande. As imagens demonstram a violência das chamas naquela zona do país.

VEJA AQUI AS IMAGENS 

  PSD quer comissão técnica independente para apurar o que se passou

O PSD pediu a constituição de uma comissão técnica independente para apurar com detalhe o que se passou no incêndio que deflagrou no sábado em Pedrógão Grande e que provou pelo menos 64 mortos.

“Esperemos que todos os partidos se juntem a nós para obtermos respostas irrefutáveis”, disse a vice-presidente do PSD Teresa Leal Coelho.

  Casal inglês salvou dezena e meia de pessoas de morrerem no IC8

Um casal inglês que reside na localidade de Graça, Pedrógão Grande, foi o salvador ocasional de dezena e meia de pessoas que seguiam no Itinerário Complementar 8 (IC8), quando o fogo atingiu a vila, destruindo tudo à sua passagem.

LEIA A HISTÓRIA AQUI.

Foto: Carlos Manuel Martins/Global Imagens

  Avião Canadair cai em Pedrógão Grande

Um avião Canadair de combate aos incêndios, que operava no fogo de Pedrógão Grande, na zona Ouzenda, caiu hoje à tarde. Encontra-se a caminho do local um helicóptero do INEM.

  BPI e Fundação Bancária La Caixa atribuem 1 milhão de euros para as vítimas

O BPI e a Fundação Bancária La Caixa vão dar um milhão de euros ao apoio de emergência às vítimas do incêndio que começou no sábado em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria.

As entidades ressalvam, contudo, que o donativo poderá ser completado com contribuições de particulares e empresas numa conta aberta pelo BPI através do IBAN PT50 0010 0000 5512 2890 0015 6 (Conta BPI Solidariedade).

Foto: Rui Oliveira/Global Imagens

  Minuto de silêncio nacional quarta-feira às 13 horas

O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, apelou esta terça-feira à consagração de um minuto de silêncio nacional na quarta-feira às 13 horas, em memória das vítimas dos incêndios, concentrando-se os deputados nas escadarias do parlamento.

Eduardo Ferro Rodrigues falava aos jornalistas no parlamento após a reunião de conferência de líderes parlamentares, em que foi tomada a decisão de apelar à realização de um minuto de silêncio à escala nacional.

  Plano Municipal de Emergência de Góis ativado

O Plano Municipal de Emergência de Góis foi ativado às 14 horas, devido ao incêndio que lavra desde sábado à tarde no concelho, anunciou, em comunicado, a presidente da autarquia, Lurdes Castanheira.

  Meios de combate para fase mais crítica estão todos no terreno

Os meios de combate previstos para o período mais crítico em incêndios florestais, que devia começar a 1 de julho, estão todos no terreno, segundo o Ministério da Administração Interna (MAI).

Fonte oficial do MAI avançou à agência Lusa que “todos os meios da fase ‘Charlie’ já estão no terreno”.

Segundo o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF), a fase “Charlie” envolve 9740 operacionais e 2065 viaturas, apoiados por 48 meios aéreos e 236 postos de vigia da responsabilidade da GNR.

  Bombeiros espanhóis em Portugal para ajudar em Góis

Perto de 80 bombeiros espanhóis chegam esta terça-feira a Portugal para ajudar no combate ao incêndio de Góis – 33 bombeiros da Galiza chegam a Portugal por via terrestre e outros 40 operacionais de várias regiões espanholas por helicóptero.

LEIA O TEXTO AQUI

  27 aldeias no município de Góis evacuadas

O secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, disse que foram evacuadas 27 aldeias no município de Góis.

  Número de incêndios em Portugal aumentou para 40

O número de incêndios a lavrar em Portugal tem aumentado nas últimas horas, registando-se pelas 15.30 horas de hoje um total de 40 fogos florestais, mobilizando 2816 operacionais, auxiliados por 928 viaturas e 24 meios aéreos, segundo a Proteção Civil.

  Petição para limitar eucaliptais já reuniu mais de 10 mil assinaturas

Uma petição pública eletrónica para limitar a plantação de eucaliptos em Portugal, considerando os riscos de ignição de incêndios, conta já com mais de 10 mil subscritores desde segunda-feira.

“Portugal é o país do mundo com maior área de território ocupada por eucalipto (cerca de 10% de todo o seu território), a que correspondem quase 30% de área florestal sendo este valor inclusivamente superior ao da Austrália, país de sua origem”, é referido no texto da petição disponível em http://peticaopublica.com

Foto: Artur Machado/Global Imagens

Sorgente: Avião de combate aos fogos cai em Pedrógão Grande

Spread the love
  •  
  •   
  •   
  •   
  •   
  •  
  •  
468 ad
< >

Leave a Comment

Il tuo indirizzo email non sarà pubblicato. I campi obbligatori sono contrassegnati *